sexta-feira, 23 de março de 2012

Mais uma edição do Giro da Relógio


A Justiça determinou que seja interrompido o processo de licitação dos bondes de Santa Teresa. A decisão ocorreu nesta quinta-feira, após uma ação civil pública proposta por moradores do bairro. A Quarta Vara de Fazenda acatou o pedido dos moradores, que alegam entre outras coisas que falta projeto básico para implantação do sistema e que as mudanças não respeitam o tombamento histórico dos bondinhos. Outro fato questionado pela Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa, é que os 14 novos bondes adquiridos terão capacidade para transportar apenas 24 pessoas. Além disso, também é questionado o fato da revitalização aumentar o percurso das linhas em trinta por cento, o que segundo a associação vai comprometer a finalidade do transporte, que é principalmente atender aos moradores do bairro. O governo do estado já afirmou que vai recorrer da decisão.

POLÍCIA
O vereador de Magé, Antônio Carlos da Silva Pereira, de 45 anos, conhecido como Tunico Pescador (PMDB), foi morto na madrugada desta sexta-feira, após ser baleado em um suposto atentado na noite anterior, no distrito de Mauá. Ele chegou a ser operado no Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Duque de Caxias, mas não resistiu. Um amigo que estava com ele também foi baleado. Segundo policiais do trigésimo quarto batalhão de Magé, o ataque ao vereador ocorreu na Praça da Coroa, quando dois homens em uma moto fizeram vários disparos na direção de Tonico e de seu amigo Rafael Rufulo Tavares, de 22 anos. Pelo menos sete tiros teriam atingido o político. O jovem levou um tiro nas costas. Os criminosos fugiram em seguida.

INTERNACIONAL
A União Européia aprovou nesta sexta-feira, uma série de sanções à primeira-dama da Síria, Asma Assad, e a três parentes do presidente sírio, Bashar Al Assad. As medidas determinam o congelamento de contas bancárias no exterior e a proibição de viagens para os 27 países que formam o bloco europeu. Também estão na relação oito dos ministros do governo Assad. Esta é a décima terceira vez que a União Européia aprova sanções ao regime sírio, que há um ano é alvo de protestos e conflitos. Para a comunidade internacional, Assad deve buscar o diálogo com a oposição e encerrar as ações violentas no país. Nesta sexta-feira, os conflitos na Síria continuam. Cerca de 62 pessoas foram mortas, a maioria civis, segundo a organização não governamental Observatório Sírio dos Direitos do Homem.

NACIONAL
Começa a vigorar nesta sexta-feira no estado de São Paulo, a lei que proíbe a contratação e nomeação em cargos públicos estaduais, de pessoas que se encontram inelegíveis nos termos da Lei da Ficha Limpa. A medida foi instituída com a aprovação da proposta da emenda pela Assembléia Legislativa. Com isso, secretários estaduais, reitores de universidades públicas, o defensor público geral e outras pessoas que venham a ocupar cargos públicos estaduais do Executivo, Legislativo e Judiciário, em São Paulo, deverão comprovar que têm ficha limpa. Para isso, eles terão que apresentar uma certidão cível e criminal que ateste que não há nenhuma condenação em segunda instância. A Câmara Municipal de São Paulo também aprovou, no início deste mês, uma emenda estendendo as regras da Lei da Ficha Limpa aos servidores e agentes públicos municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário